logotype

Últimas atividades

Fotos

Últimos eventos

Aula Passeio

Alunos da Escola Ninho vão a Osório

 

Osório fica situada no litoral do Rio Grande do Sul e é um importante polo de energia ecologicamente correta: a cidade tem a segunda maior usina de energia eólica do mundo, o Parque Eólico de Osório. Tem nas suas praias e belezas naturais seus principais atrativos para turistas, que também encontram condições climáticas e geográficas para a prática e diversos tipos de esporte.

Alunos da Escola Ninho tiveram oportunidade de interligar estudos de diversas disciplinas em um único passeio, primeiramente foram conhecer o Parque Eólico de Osório

que é o maior Parque fornecedor de energia eólica da América Latina e o segundo maior do mundo em operação, desde 2006, com a mais avançada tecnologia proveniente do aerogerador modelo E70 E4/2MW que é mais eficiente na captação dos ventos. O parque é composto de 75 torres com 98 metros de altura, atingindo com as pás dos aerogeradores 135 metros de altura. Está subdividido em três parques: Osório, Sangradouro e Índios com capacidade de produzir 150 MW de energia, potência suficiente para abastecer anualmente o consumo residencial de cerca de 650 mil pessoas (50% da população de Porto Alegre). Fonte inesgotável de energia limpa produzida pelos ventos. O Parque mantém intacta toda a fauna e flora dos campos onde se situa, preservando as atividades produtivas da região. É possível ver o gado pastando ao lado das torres gigantes, cercadas por aves. É referência internacional em energia renovável e preservação ambiental.

Na ocasião ampliaram seus conhecimentos visitando o  Parque Histórico Marechal Osório que foi criado em 9 de maio de 1970, ocupando uma área de 178 ha., no quilômetro 101 da RS-030, estrada que liga Osório a Tramandaí.

O Parque tem um camping, quadras de esportes, inclusive para a prática do polo e golfe, cavalos para montar,lagos artificiais para banho, pistas de hipismo, recanto infantil, quiosques, mas o ponto alto é a casa do Marechal Osório, hoje transformada em museu. Há também o Museu das Armas, com 469 peças em exposição.

Muito bem cuidado, o Parque ainda abriga um memorial, onde repousam os restos mortais de Osório, e onde pode ser vista uma tela a óleo de grandes dimensões, que retrata a vida do Marechal e a evolução da cavalaria brasileira.

Igualmente em exibição material bélico do Exército Brasileiro desativado, na Praça dos Estados.

Em Tramandaí  foram até a Plataforma Marítima que foi concretada 400 metros mar a dentro, a plataforma de pesca de Tramandaí é palco de competições de pesca. 

 

Para finalizar o Passeio os alunos realizaram a  Trilha do Horto: O Horto Florestal do Litoral Norte, localizado em Tramandaí, é uma área reservada à preservação, estudo e multiplicação de espécimes florestais. É um lindo caminho pelo qual as  pessoas podem entrar em comunhão com a natureza.


Rua Prefeito Waldemar Frederico Weber, 808 | Gramado - RS | Fone (54) 3286.4313 - 3295.1419 - 8414.4313

Escola Ninho - 2012 | Todos os direitos reservados | Produzido por TCHÊ MIX | Ideias&Criações